quinta-feira, 26 de abril de 2012

Será que você sabe o que é a velhice?


Por Sabrina Mestre

A você, idoso ou não, que se interessa pelo processo de envelhecimento. A velhice simplesmente é mais uma etapa da existência humana.
É certo que algumas mudanças são próprias do envelhecer. Com o passar dos anos, os movimentos já não são tão rápidos,  a visão já não tem a mesma claridade e surgem dificuldades em lembrar onde estão determinadas coisas.
O envelhecimento não é igual para todos, englobando vários fenómenos de ordem biológica, psicológica e social. O envelhecimento é um processo de desenvolvimento que  pode ser maravilhoso. Basta que você queira e possa, e quando não puder, peça ajuda.
Ah! Mas, não esqueça que você é um ser único, que tem desejos próprios e sabe das suas limitações. Então retire o que mais lhe agradar destas dicas para envelhecer de uma forma mais saudável e feliz.

Dicas:

1. Conviva mais, saia, encontre um grupo de amigos. Eles muitas vezes ajudam-nos  a afastar a solidão e fazem-nos rir.
2. Deixe que o médico cuide da sua doença, preocupe-se em manter a mente saudável. Já é um bom caminho para manter longe a doença e tenha pensamentos positivos.
3. Faça uma alimentação saudável e equilibrada. 4. Durma bem. Um sono descansado relaxa e revitaliza o organismo.
5. Procure sempre mover-se, não dê moleza aos músculos, eles precisam de movimentos.
6. Pratique exercício físico pois ele previne o envelhecimento. Faça experiências novas  tais como: dança, incluindo o Tango, Ioga, Biodanza, Tai Chi, Hidroginástica, entre outras.
7. Continue aprendendo, esqueça a famosa frase “já não tenho idade para isso”. Estamos sempre com a idade certa para aprender, o nosso cérebro está sempre à espera de informações, exercite-o; leia, aprenda mais sobre informática, artesanato, jardinagem, o que tiver vontade e lhe apetecer.
8. Vá ao teatro, cinema, viaje se tiver a oportunidade, descubra coisas novas, tenha interesses.
Mas por favor, não esqueça: Mexa-se!

Onde encontrar as atividades?
Muitas destas atividades citadas acima podem ser encontradas perto de si, informe-se na sua:
- Junta de freguesia, Universidade Sénior ou Centros de dia da sua área  de residência.
A felicidade é algo que você define no princípio!” Autor desconhecido
Obrigada pela sua atenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário